sexta-feira, 29 de abril de 2011

29/04 tb é o Dia Nacional contra o Câncer de Mama

                            
29 de abril é o dia que entra em vigor a Lei Federal 11.664/2008 que vai determinar a gratuidade através da rede do SUS dos exames mamográficos para todas as mulheres a partir dos 40 anos. Para divulgar este feito para toda a populaçãofeminina irão se unir em grande evento as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.
Quem mora nestas capitais perceberá que elas amanhecerão cor-de-rosa. Isto em razão da FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à saúde da Mama, promover uma série de ações para chamar a atenção do público feminino para a prevenção e diagnóstico precoce desta doença através de exame mamográfico.
No Brasil são registrados por ano cerca de 48 mil casos e 10 mil mortes por câncer de mama.
Veja como Brasília e São Paulo farão suas manifestações:
Em Brasília no Complexo Cultura da República, o decorador Vic Meirelles criará um jardim de 50 metros de extensão todinho enfeitado com flores e madeira com a seguinte mensagem: “MAMOGRAFIA AGORA É LEI!”
Também haverá a 1ª Caminhada FEMAMA de Combate ao Câncer de Mamaque a partir das 9h estarão todos os participantes concentrados próximo da Catedral Metropolitana de Brasília e às 10h caminharão pela Esplanada dos Ministérios. Serão distribuídos bonés, camisetas e balões Ação com o apoio do Instituto AVON.
Em São Paulo os canteiros da Avenida Paulista e os postes receberão milhares de bexigas pink com mensagens e flores cor-de-rosa. A população poderá levar as bexigas como recordação desta manifestação.
O vão do MASP terá um jardim montado pelo decorador Vic Meirelles, enquanto o artista plástico Paulo Von Poser pintará uma grande tela tendo o jardim como inspiração. Haverá também prestação de serviço com distribuição de material informativo esclarecedor sobre a doença, com a presença de um médico mastologista.
Serão entregues nas cidades citadas rosas com um cartão informativo para todas as mulheres que passarem por estes locais:
 Rio de Janeiro – Cinelândia- Centro
 Salvador – Largo Campo Grande
 Brasília – Esplanada dos Ministérios
 São Paulo – Av. Paulista

29 de Abril Dia Internacional da Dança s2

http://www.youtube.com/watch?v=DMPEDxtF1Yw


Dia Internacional da Dança é celebrado no dia de 29 de Abril, neste dia também é comemorado do dia do nascimento de Jean Georges Noverre (* 1727 | + 1810), o precursor e criador do ballet moderno. A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO com o objectivo de despertar a atenção do publico em geral para a importancia da dança, e incentivar governos a fornecerem um espaço proprio para dança em todo o sistema de educação desde o ensino infantil até o ensino superior.
Foto de Eduardo Anizelli/AE (Estadão S.Paulo) – Bailarina Ana Botafogo na Virada Cultural de 2008
Através da dança a criança e o adolescente aprende a se expressar com o corpo, fazendo com que se sinta mais a vontade em expressar suas emoções e sentimentos no seu dia-a-dia; ou seja a dança favorece a criança no aspecto de fazer com que ela adquira uma habilidade maior para se expressar quer seja pela dança, quer seja através de outros meios.