segunda-feira, 18 de abril de 2011

Congresso que demarcou o dia do índio como 19 de Abril...

Amanhã, dia 19 de abril, comemoramos o Dia do Índio. Esta data é lembrada por conta do Primeiro Congresso Indigenista Interamenicano, em 1940, no México. O evento contou com a participação de várias autoridades governamentais dos países da América e diversos líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Mas, apesar do convite, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Porém, este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos eram perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas decidiram participar, depois de entenderem a importância daquele momento histórico.
O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon, apresentou sua adesão e assim foi instituído o 19 de abril como o Dia do índio.

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL...

                                              
O Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília marcaram a história da literatura infantil.

O livro faz toda a diferença na formação de uma criança. Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades.